Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
ELEIÇÕES 2026

Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta.

Para o governo do Estado, prefeito de Ananindeua mantém dianteira, com Hana em segundo, dependendo do cenário.

  • 445 Visualizações
  • 02/09/2025, 12:20
Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta.
U


ma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral do Pará, feita pelo Instituto Simetria Inteligência, mostra como está o ânimo do eleitor paraense em relação às eleições de 2026. O levantamento, feito a partir de 1.500 entrevistas presenciais entre os dias 20 e 26 de agosto, aponta um quadro polarizado tanto no campo nacional quanto regional.

Disputa do governo do Estado segue polarizada entre o Daniel Santos e Hana Ghassan, com Eder Mauro pelo meio, em um cenário/Fotos: Divulgação

Disputa ao governo

No recorte estadual, o primeiro cenário testado pela Simetria - com a presença do deputado Eder Mauro - aponta liderança do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, com 30,9% das intenções de voto. Em seguida aparecem Eder Mauro, com 17,1%, e a vice-governadora Hana Ghassan, com 16,4%. No segundo cenário, sem Eder Mauro, Daniel amplia a vantagem, chegando a 35,1%, e Hana sobe para a segunda posição, com 20,2%.

Na corrida presidencial no Pará, Lula lidera com 43,1% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (27,7%) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (7,5%), em números semelhantes às tendências nacionais. No cenário sem Bolsonaro, Lula alcança 44%, e Tarcísio sobe para 17,5%.

Futuro no Senado

Na disputa para o Senado Federal, o governador Helder Barbalho lidera com 40,5%, seguido do ministro do Turismo, Celso Sabino. Antes mesmo de se declarar pré-candidato, Sabino já havia aparecido em pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas com 13% das intenções de voto.

Agora oficialmente lançado como pré-candidato pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e citado até pelo presidente Lula em reunião ministerial, Sabino consolida-se entre os dois mais votados.

No cenário com Eder Mauro, Helder aparece com 40,5%, o delegado soma 25,3% e Sabino figura em terceiro lugar, com 16,4%. O nome do ex-senador Mário Couto aparece com 11,2% e o do deputado estadual Chicão com 9,6%. Já na segunda simulação, sem Eder Mauro, o ministro sobe para a segunda colocação, saltando de 16,4% para 26,4%. O ex-senador Mário Couto fica com 17,3% e o deputado Chicão com 12,1%. Presidente da Assembleia Legislativa, Chicão está na disputa por uma vaga em dobradinha com o governador Helder Barbalho, já que, para o próximo ano, as eleições garantem duas vagas.

Aprovação de Helder

No plano estadual, Helder Barbalho mantém alta popularidade, com aprovação de 62,7%. Já o presidente Lula conta com aprovação de 51,3% entre os eleitores paraenses.

Com 28 anos de experiência na Região Norte, o Simetria Inteligência consolidou-se como um dos institutos mais atuantes em pesquisas de opinião no Pará e Estados vizinhos. Reconhecido pela aplicação de levantamentos exclusivamente presenciais e metodologias ajustadas à realidade amazônica, tornou-se referência regional em estudos eleitorais e de mercado, contribuindo para análises políticas e sociais com foco no contexto local.

Papo Reto

A rede social da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (foto), ainda não foi aberta hoje, por absoluta falta de tempo.

•O que é o fechamento de mais uma janela de transferência para um time que, como o Paysandu, está com as portas da Série B quase fechadas?

De um ex-presidente do Paysandu sobre a atual direção do clube: “o único dirigente raiz no futebol paraense de hoje é o Tonhão”, presidente do Remo.

•A CFEM movimentou R$ 7,4 bilhões em 2024, gerando arrecadação de R$ 7,4 bilhões

A distribuição mensal, feita pela ANM, direciona 60% aos municípios produtores, 15% aos Estados produtores e 15% aos municípios afetados pela atividade de mineração. Conforme a legislação, os 10% restantes são repassados à União.

•Depois da megaoperação da Polícia Federal, semana passada, contra a lavagem de dinheiro, muita gente ficou e ainda está sem dormir pelas bandas do Sul do Pará. 

"A sinalização viária no Pará é caso de polícia", diz um expert em engenharia de trânsito à coluna. "A considerar: tinta de péssima qualidade é utilizada nas pinturas de faixas e outras marcações, e tudo apaga em menos de seis meses".

•O INSS voltou a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz, mas os consignados contratados antes da nova norma não serão anulados.

Em julgamento virtual, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal anulou todos os atos da Operação Lava Jato e do então juiz Sérgio Moro contra o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. A pizzaria chamada Brasil nunca se mostrou não promissora.

Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.