Para o governo do Estado, prefeito de Ananindeua mantém dianteira, com Hana em segundo, dependendo do cenário.
ma nova pesquisa sobre o cenário eleitoral do Pará, feita pelo Instituto Simetria Inteligência, mostra como está o ânimo do eleitor paraense em relação às eleições de 2026. O levantamento, feito a partir de 1.500 entrevistas presenciais entre os dias 20 e 26 de agosto, aponta um quadro polarizado tanto no campo nacional quanto regional.
No recorte estadual, o primeiro cenário testado pela Simetria - com a presença do deputado Eder Mauro - aponta liderança do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, com 30,9% das intenções de voto. Em seguida aparecem Eder Mauro, com 17,1%, e a vice-governadora Hana Ghassan, com 16,4%. No segundo cenário, sem Eder Mauro, Daniel amplia a vantagem, chegando a 35,1%, e Hana sobe para a segunda posição, com 20,2%.
Na corrida presidencial no Pará, Lula lidera com 43,1% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (27,7%) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (7,5%), em números semelhantes às tendências nacionais. No cenário sem Bolsonaro, Lula alcança 44%, e Tarcísio sobe para 17,5%.
Na disputa para o Senado Federal, o governador Helder Barbalho lidera com 40,5%, seguido do ministro do Turismo, Celso Sabino. Antes mesmo de se declarar pré-candidato, Sabino já havia aparecido em pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas com 13% das intenções de voto.
Agora oficialmente lançado como pré-candidato pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e citado até pelo presidente Lula em reunião ministerial, Sabino consolida-se entre os dois mais votados.
No cenário com Eder Mauro, Helder aparece com 40,5%, o delegado soma 25,3% e Sabino figura em terceiro lugar, com 16,4%. O nome do ex-senador Mário Couto aparece com 11,2% e o do deputado estadual Chicão com 9,6%. Já na segunda simulação, sem Eder Mauro, o ministro sobe para a segunda colocação, saltando de 16,4% para 26,4%. O ex-senador Mário Couto fica com 17,3% e o deputado Chicão com 12,1%. Presidente da Assembleia Legislativa, Chicão está na disputa por uma vaga em dobradinha com o governador Helder Barbalho, já que, para o próximo ano, as eleições garantem duas vagas.
No plano estadual, Helder Barbalho mantém alta popularidade, com aprovação de 62,7%. Já o presidente Lula conta com aprovação de 51,3% entre os eleitores paraenses.
Com 28 anos de experiência na Região Norte, o Simetria Inteligência consolidou-se como um dos institutos mais atuantes em pesquisas de opinião no Pará e Estados vizinhos. Reconhecido pela aplicação de levantamentos exclusivamente presenciais e metodologias ajustadas à realidade amazônica, tornou-se referência regional em estudos eleitorais e de mercado, contribuindo para análises políticas e sociais com foco no contexto local.
•A rede social da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (foto), ainda não foi aberta hoje, por absoluta falta de tempo.
•O que é o fechamento de mais uma janela de transferência para um time que, como o Paysandu, está com as portas da Série B quase fechadas?
•De um ex-presidente do Paysandu sobre a atual direção do clube: “o único dirigente raiz no futebol paraense de hoje é o Tonhão”, presidente do Remo.
•A CFEM movimentou R$ 7,4 bilhões em 2024, gerando arrecadação de R$ 7,4 bilhões
•A distribuição mensal, feita pela ANM, direciona 60% aos municípios produtores, 15% aos Estados produtores e 15% aos municípios afetados pela atividade de mineração. Conforme a legislação, os 10% restantes são repassados à União.
•Depois da megaoperação da Polícia Federal, semana passada, contra a lavagem de dinheiro, muita gente ficou e ainda está sem dormir pelas bandas do Sul do Pará.
•"A sinalização viária no Pará é caso de polícia", diz um expert em engenharia de trânsito à coluna. "A considerar: tinta de péssima qualidade é utilizada nas pinturas de faixas e outras marcações, e tudo apaga em menos de seis meses".
•O INSS voltou a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz, mas os consignados contratados antes da nova norma não serão anulados.
•Em julgamento virtual, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal anulou todos os atos da Operação Lava Jato e do então juiz Sérgio Moro contra o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. A pizzaria chamada Brasil nunca se mostrou não promissora.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.